Thomas Heatherwick projeta torres residenciais próximo ao High Line de Nova Iorque

Thomas Heatherwick está novamente em foco no cenário arquitetônico de Nova Iorque, após divulgar seu projeto para duas torres residenciais nas proximidades do High Line. Os edifícios serão construídos na 18ª Street, adjacentes à sede da IAC de Frank Gehry.

Talvez as características mais impressionantes dos dois edifícios sejam as janelas abaloadas, que aparentemente surgem como protuberâncias nas paredes de alvenaria do prédio. Para alcançar este aspecto, a parte superior, a parte inferior e as laterais das janelas são afuniladas para dentro para criar a forma curva. Esta não é a primeira vez que o Heatherwick trabalhou com tal forma de janela – um estilo semelhante pode ser visto em seu Museu Zeitz de Arte Contemporânea na Cidade do Cabo, África do Sul.

Cortesia de Heatherwick Studio
Cortesia de Heatherwick Studio

Embora ambas as torres exibam essas janelas, elas diferem tanto em tamanho como em forma – uma com 22 pavimentos de altura e a outra com 10 – provavelmente uma tentativa de maximizar as vistas para o rio Hudson. As duas torres serão erguidas abaixo do High Line, com o acesso ao prédio de apartamentos de luxo. O desenvolvimento de 40000 m2 terá mais de 1500 m2 de varejo e espaços de galeria, um total de 180 apartamentos, bem como outras comodidades para os residentes, como um centro de fitness, spa e 175 vagas de estacionamento.

“Com um terreno cruzando ambos os lados do High Line, houve uma oportunidade única para celebrar a textura urbana do parque elevado e o caráter distinto do bairro de Chelsea”.

“O estúdio queria criar um novo tipo de conexão visual panorâmica para os moradores do prédio e reconstruir a janela do compartimento residencial como uma peça de vidraça esculpida tridimensionalmente que fornece interiores cheios de luz e momentos internos excitantes”.

“Na menor escala o exterior em tijolo cru, influenciado pela herança do Chelsea de edifícios feitos em tijolos industriais, dará uma sensação artesanal e uma microtextura à fachada. Na maior escala, o uso das janelas tridimensionais irá adicionar outra camada distintiva de textura para o tecido da cidade “.

Via: Heatherwick.

FONTE: ARCHDAILY

About Luiza Melo

Check Also

Um hotel-spa na Letónia para mergulhar na natureza e respirar

Este pequeno centro de bem-estar oferece relaxamento e descanso com um design minimalista. Perfeito para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *